Revolution Slider Error: Slider with alias not found.

Maybe you mean: 'slider2'

Rondônia Rural Show mostrará piscicultura com tecnologia

00

No período de 21 a 24 de maio, durante a 3.ª Rondônia Rural Show, os visitantes poderão conhecer o que há de melhor em tecnologia e desenvolvimento agropecuário. Uma das atrações está voltada para a reprodução de peixes em cativeiros. Na vitrine tecnológica, montada para apresentar a viabilidade produtiva, serão apresentados três sistemas de reprodução, dentre eles, o raceway.

A piscicultura é uma das alternativas mais rentáveis para a agricultura familiar e tem sido vista com bons olhos pelo governo estadual. A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), com o Programa Água Produtiva, tem investido na verticalização da produção e está incentivando e apoiando a implantação de frigoríficos de pescado em todo o estado.

Os números cresceram e, com isso, se faz necessário investir em tecnologia. Assim, nos quatro dias de Rondônia Rural Show, os agricultores que visitarem a Vitrine tecnológica poderão conhecer detalhes de três sistemas de reprodução de peixes: viveiros escavados, tanques rede e raceway.

O sistema escavado é o mais tradicional dos sistemas de produção e apresenta produtividade de até 2.5kg por m², de acordo com tecnologia de produção empregada. O gerente de desenvolvimento de piscicultura e pesca da Seagri, Jander Plaça, diz que nesse sistema será aplicada uma tecnologia que já vem sendo utilizada em outros estados para aumentar a produtividade: o aerador.

O sistema de produção em tanques rede foi desenvolvido para o aproveitamento das águas de grandes lagos e represas. Os modelos mais modernos são constituídos por armações metálicas com bóias para flutuação, ou estruturas flutuantes de polietileno. Esse sistema de produção permite produtividade de até 250 kg/m3 de peixe, dependendo da espécie cultivada e do cultivo.

O sistema raceway ainda é pouco conhecido no estado. Trata-se de tanques revestidos por concreto, geomembrana ou outros materiais similares. Exigem alta renovação de água e alcançam uma produtividade de até 120kg/m³.


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Ascom Emater/RO
Decom – Governo de Rondônia

Tags

0 Pensamentos sobre “Rondônia Rural Show mostrará piscicultura com tecnologia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos eventos

Comentarios

    Siga-nos

    Instagram

    Se inscreva em nossa Newsletter

    Se inscreva já em nossa newsletter e receba as novidades da Rádio Antena Hits.

    novembro 2017
    D S T Q Q S S
    « out    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  

    Siga-nos no Youtube